10/09/10

Ensino belga

Ontem o Gonçalo pediu-me ajuda nos trabalhos de casa... queixava-se que os livros aqui não servem para estudar, e que é dificil, muito... Eu, sempre na minha, pensei que ele estivesse a exagerar... que na verdade estivesse a fazer mais do que o que era... Só que quando ele me abriu o livro de biologia, eu percebi... Não tem matéria... não me perguntem como é que os alunos estudam, mas presumo que seja por apontamentos que tiram nas aulas, e investigando pela internet...
Até aí tudo bem... mas todo o vocabulário é novo para ele... Ele sabe qual é a função das folhas, do caule, da flor, mas como é óbvio sabe-o em português... e tem que aprender em holandês, mas isso não vem nada explicado no livro...
Eu sei que ele vai conseguir, porque ele é um menino muito inteligente. E sei que quando ele chegar ao fim do ano e nos disser que passou, vamos encher o peito de orgulho, mas sei que ele tem que se aplicar muito.
O ensino realmente é totalmente diferente daquele a que estavamos habituados...

2 comentários:

Alvafaust disse...

O nosso docente nas aulas de holandes já nos falou do sistema de ensino da Bélgica. É considerado o melhor e mais exigente do Mundo.

Jo disse...

Pois... e vejo que é mesmo...
Como esta a futura mama? mts enjoos? epa, comigo tem sido qualquer coisa de horrivel... :/