11/03/10

Os Belgas (Remexendo IV...)

Os belgas… Vivo rodeada deles… no trabalho, na rua, entre a vizinhança, no médico, etc…
Os belgas comem batatas fritas logo de manha. E confesso que foi das coisas que mais me surpreendeu na primeira vez que visitei este pais… batatas fritas as 9 de manha, como quem toma café e come um pastel de nata.
Normalmente sabem falar muito bem o ingles. Se sao da parte da Vlaanderen também sabem bem o frances e o holandes, mas evitam falar o frances, por guerrilhas e complicaçoes entre regioes.
Bebem cerveja e vinho como quem bebe agua, e quando o sol brilha, saiem dos armarios mini-saias, calçoes, t-shirts… as vezes ando embrulhada em casacos e eles de t-shirt, nao se queixam do clima…
Adoram comer, mas apesar de se dizer que tem uma boa comida, nao ha um unico prato belga que me pareça minimamente apelativo ao paladar como qualquer prato portugues…
Começam tudo muito cedo… começam a sair a noite muito cedo, começam a fumar muito cedo, tem relaçoes sexuais muito cedo… mas também acabam algo muito cedo…As suas infancias…
Os belgas tem caras trombudas, mas no fundo, grande parte deles sao simpatias andantes. OS belgas andam muito de bicicleta e nao sabem conduzir… nunca sabem quando tem prioridade e grande parte das vezes levantam a mao a agradecer passagem, quando eles é que tinham prioridade…
Muitos belgas cheiram mal… nao, nao é so um problema do meu colega … Homens e mulheres, raparigas e rapazes, cheiram mal… nao sei o porque, mas sei que é assim… ja me perguntei se sera de pedalarem tanto, mas como é obvio ainda nao cheguei a uma conclusao…
Os belgas sao muito cuscos e fazem muitas perguntas quando nao contamos espontaneamente alguma coisa… conheçam-me bem ou mal, bombardeiam-me com perguntas, muitas vezes indiscretas, deixando-me a pensar : « Olha-me este carago ! »
Os belgas vao sempre de férias. Aqui, em França ou noutro sitio qualquer, nao ficam por casa…
Os belgas nao sao todos loiros de olhos azuis e cor tipo « Casper, o Fantasminha », grande parte sao loiros e de olhos castanhos, mas de cor avermelhada, dando a impressao que andam sempre envergonhaditos ou com cieiro.
Os belgas sao, em grande quantidade, altos e mal feitos, levando a crer que foi tudo defeito de fabrico… nao ha o meio termo. Quando vemos um belga bonito, é mesmo lindo… nao ha belgas mais ou menos…e nao ha muitos que sejam lindos…
Muitos belgas sao racistas, mas muitos também querem diluir esta ideia de racismo, reforçando constantemente a afirmaçao que nao sao racistas.
Eu nao desgosto dos belgas…alias, sei que existem muito bons coraçoes entre os belgas… muita amizade e disponibilidade que talvez nao exista entre portugueses… eles sao como eles proprios e sao um povo que vale a pena conhecer…
Os belgas sao muito diferentes… e nao é a toa que quando vou na rua e me cruzo com um portugues, nao preciso que abra a boca para ter a certeza que somos filhos da mesma naçao…

5 comentários:

Unknown disse...

Eu continuo a achar que o nosso povo é o melhor do Mundo!!! Ainda bem que gostamos de nós!
Beijocas grandes

Mimi disse...

Eu acho que todos os povos à sua maneira são boas pessoas, embora depois hajam sempre aquelas ovelhas ranhosas...

Bjs
Paula

margot disse...

É engraçado como há características que são intrínsecas a um povo.
Agora, digo-te uma coisa, comer um pastel de nata e um café como pequeno-almoço também não é muito saudável... lol

_+*Ælitis*+_ disse...

Como prato belga adoro as Carbonate flamandes!!! :)

A Elite

Jo disse...

Elite, agora que ninguém nos ouve, isso é o que? acho que isso nunca comi, mas agora deu vontade de experimentar :)
beijinhos