03/06/10

O Euro...

61% dos suecos são contra a moeda única. Na verdade, quem é que já não soltou um "raios partam o euro?". Eu já... não uma vez, mas várias... Mas fui-me habituando e hoje já nem me lembro de como era diferente... De como tudo duplicou de preço... o que custava 10 escudos passou a custar 10 cêntimos (ou seja 20 escudos). E isso refletiu-se em grande escala... Se dizer que uma t-shirt custava dois contos era muito, dizer que custa 10 euros não é nada... e ainda em escala maior... and so on...
Durante muito tempo ouvi muita gente queixar-se do euro em Portugal. Aqui na Bélgica aconteceu o mesmo. Muita gente ainda se queixa que no tempo dos francos é que era... que os euros voam... que está tudo muito caro, blablabla...
é verdade que também dá muito jeito não ter que cambiar dinheiro sempre que se vai a Portugal, por exemplo, mas por outro lado não sei até que ponto os suecos não estão com a razão... querem a moeda nacional de volta de modo a proteger a economia do país de crises externas... e a verdade é que a crise noutro país da UE arrasta outros países... Fazer do velho continente uns EUA não me parece muito funcional... Aliás, não me acredito que isso venha a acontecer, porque não é uma moeda que une países, nem povos... porque as diferentes línguas serão sempre um entrave, porque quem vive fora do seu país sabe que nem sempre é visto como um europeu, mas quase sempre como um estrangeiro que lhes vem roubar trabalho.

Sem comentários: